A música é parte fundamental de nossas vidas, muitos momentos marcantes que vivemos foram embalados por "aquela música especial" - associamos música a pessoas queridas, a lugares, a viagens, vivências e experiências importantes.
Atendimentos: como funciona?
Existem diversas formas de se atender com Musicoterapia, é um campo vasto e amplo. Minha clínica é voltada para a Musicoterapia Receptiva, ou seja, utilizo a escuta musical para dar contorno ao conteúdo verbal trazido pelo paciente.
Quando as palavras parecem não ser suficientes, uma escuta musical , dentro de um ambiente acolhedor e seguro, pode ajudar a elaborar nossas experiências e traumas, pode trazer conforto quando se entra em temas sensíveis, pode ajudar a trazer a tona memórias e conteúdos importantes a serem elaborados.
Nos atendimentos, abrimos espaço para fala e as canções contribuem e nos auxiliam a elaborar e encaminhar as questões trazidas pelo paciente.
As sessões têm duração de 1 hora e podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou até pontualmente.
A quem se destina
♪ A Musicoterapia é uma terapia criativa, de vanguarda, que é indicada para quem está passando por crises de ansiedade, stress, depressão e/ou para quem está buscando se conhecer melhor, elaborar suas dores e processos e investigar mais profundamente suas possibilidades e potenciais como seres humanos.
♪ Não é necessário nenhum conhecimento musical.
![Vanessa-Elias-Cerimonia.jpg](https://static.wixstatic.com/media/5cecc4_f9adf362ffbf40beb4db86865ccfc7f8~mv2.jpg/v1/fill/w_337,h_505,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Vanessa-Elias-Cerimonia.jpg)
Quem pode oferecer Musicoterapia?
A Musicoterapia é uma profissão regulamentada pela Lei 14.842, que autoriza o profissional qualificado (graduado ou pós graduado em Musicoterapia) a exercer a profissão.
Professores de música ou músicos que se dedicam a visitar hospitais para levar música aos pacientes não estão fazendo musicoterapia, a não ser que tenham a formação necessária.
Por mais que exista um desejo genuíno de contribuir, somente será Musicoterapia quando se é levado em conta a característica individual de cada sujeito e quando se tem o conhecimento necessário para dar contorno e contençao aos processos que se abrem.
O processo de formação de um musicoterapeuta é interdisciplinar e integra música e saúde.